Marina Spoladore e Ramon Theobald

Concertos ao Meio-Dia

Espetáculo Realizado

Marina Spoladore

A jovem artista paranaense Marina Spoladore vem ocupando um lugar de destaque dentre os pianistas brasileiros. Detentora de mais de 30 prêmios em concursos nacionais e internacionais, a pianista conta com uma formação de altíssimo nível no Brasil, e com aprimoramento na escola superior de Karlsruhe, Alemanha. É bacharel em piano pela UFRJ e mestre em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.
Freqüentemente convidada para se apresentar nas mais importantes salas de concerto do país, Marina tem também recebido calorosos elogios da crítica especializada, principalmente por suas participações em eventos ligados à música contemporânea brasileira, como a Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro. Além de solista, a pianista desenvolve trabalhos camerísticos ao lado de excelentes instrumentistas, como Daniel Guedes, Luiz Senise, Veruschka Mainhard, Ana Letícia Barros, Batista Jr., além dos trabalhos realizados com músicos de renome internacional, como Romain Guyot, Maureen Nelson, entre outros. Tem sido diversas vezes convidada para se apresentar à frente de importantes orquestras no Brasil, como a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, OSB Ópera e Repertório, OSB Jovem, Orquestra Sinfônica da USP, Sinfônica da Escola de Música da UFRJ e Orquestra Sinfônica de Americana, e teve nesses concertos a oportunidade de trabalhar com importantes regentes: Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Ligia Amadio, Luiz Petri, Ronaldo Bologna, Guilherme Bernstein, Ernani Aguiar e Carlos Lima. É integrante do grupo PianOrquestra, que explora as diversas possibilidades do piano preparado, e vem se apresentando em países como Noruega, Suécia, Holanda, Canadá, Chile e Argentina, além de percorrer todo o Brasil.

Ramon Theobald

Ramon Theobald nasceu em Petrópolis, onde iniciou seus estudos musicais com o maestro Marco Aurélio Lischt, no Coral dos Canarinhos de Petrópolis, com quem também teve suas primeiras aulas de piano. Continuando sua formação, foi aceito para o Bacharelado em Piano na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebendo as orientações da Profa. Dra. Sônia Goulart e do Prof. Luiz Senise, com quem concluiu a graduação em 2016.
Em masterclasses, teve aulas com renomados pianistas e professores, como Eduardo Monteiro, Fany Solter, Luiz de Moura Castro e Fábio Luz.
Dois períodos do bacharelado foram cursados na Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha, na classe do Prof. Dr. Michael Uhde, através de uma bolsa de estudos concedida por parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD, na sigla alemã).
As experiências internacionais incluíram também a participação no “Festival del Golfo” em San Marco di Castellabate, na Itália, uma turnê pela Áustria, pela Alemanha e pela República Tcheca com o Coral dos Canarinhos de Petrópolis e recitais em cidades da Alemanha e da Itália.
Pianista premiado em diversos concursos nacionais, destacou-se com os primeiros lugares no “I Concurso de Piano Casa da Música”, em Porto Alegre, e no “18o Concurso de Piano Arnaldo Estrella”, em Juiz de Fora, em que também obteve por duas vezes o prêmio de
“Melhor Intérprete de Música Brasileira”.
Participou do programa “Partituras” da TV Brasil, e, como aluno da Academia de Ópera Bidu Sayão, apresentou-se no aniversário de 108 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2017. No mesmo teatro, colaborou nas produções das óperas “Lo Schiavo" de Carlos Gomes, "Jenufa" de
Leoš Janáček e “Ballo in Maschera” de Giuseppe Verdi.
Atualmente trabalha como pianista acompanhador do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, do Coral das Meninas do Canarinhos de Petrópolis e do Coral Municipal de Petrópolis, além de cursar o mestrado em Musicologia na Escola de Música da UFRJ, sob orientação do prof. Dr. Antonio J. Augusto.

Duração : 60 Minutos