Balé Nacional da China

Lanternas Vermelhas

“Uma obra colossal de teatro dançado” - New York Times
“O Oriente encontra o Ocidente em estilo épico” - Sunday Times

Após sua vitoriosa primeira turnê brasileira, em 2010, o Balé Nacional da China traz de volta ao país o espetáculo baseado no filme de maior sucesso do cineasta Zhang Yimou, aclamado no mundo inteiro e indicado para o Oscar.

O roteiro da obra-prima cinematográfica foi reelaborado e assumiu os passos do balé clássico, em evento do mais elevado significado cultural. A brilhante adaptação para o palco recebeu o título de Lanternas Vermelhas e é assinada por Xin Peng Wang, sobre música original de Qigang Chen.

Integrado por 70 bailarinos, o Balé Nacional da China foi fundado em 1959 e hoje é a companhia de dança de maior prestígio do país. Ao longo dos anos, especializou-se na tradição do balé clássico ocidental, tendo encenado grandes bailados como Dom Quixote, Romeu e Julieta e A Bela Adormecida. Ultimamente, porém, a companhia vem atribuindo crescente atenção às obras assinadas por artistas contemporâneos, independente de seu estilo e escola, com primazia para as que retratam a vida e a cultura chinesa. Liderado por seu atual presidente, Zhao Ruheng, o Balé Nacional da China introduziu uma série de novas criações recebidas pelo público com grande entusiasmo.

Embaixadora cultural do grande país asiático, a companhia vem empreendendo uma série de turnês por todo o mundo, sempre com grande sucesso.

A ação de Lanternas Vermelhas se desenrola nos anos 1930. Uma jovem é forçada a tornar-se a terceira esposa de um velho senhor feudal. Ela é recebida com relutância pelas duas enciumadas esposas. O quarteto passa o tempo jogando mahjong e assistindo em casa aos espetáculos da Ópera de Pequim. Eles levam o jogo ao extremo de interagirem com os atores. Em meio às performances, a terceira esposa acaba se deparando com seu amante, um especialista em artes marciais do elenco da ópera.

Mas o segredo do casal é descoberto pela enciumada segunda esposa, que os denuncia ao marido. Só que ao invés de fazer boa figura, ela só faz enfurecer seu amo e acaba enlouquecendo. No final, a estrutura da tensa família feudal acaba por se esfacelar em um banho de sangue.

Duração : 115 minutos