Orquestra e Coro Mariuccia Iacovino

O Romantismo Em Cena

Espetáculo Realizado

Fundada em março de 1998, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino –  pertencente à Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil.

Desde sua fundação, este grupo sinfônico é mantido pela ONG Orquestrando a Vida, com 85 integrantes das camadas menos favorecidas da sociedade e inseridos na faixa etária dos 10 aos 19 anos com a regência do maestro Luis Mauricio Carneiro e direção geral do maestro Jony William Villela.

Sendo a primeira orquestra brasileira a fazer parte do projeto venezuelano “El Sistema” da FESNOJIV (Fundacion del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infatiles de Venezuela) sendo um trabalho que abrange 1800 jovens e que existe ha 14 anos na cidade de Campos-RJ.

No ano de 2008, através de parceria com a Dell’Arte, este agrupamento sinfônico ganha uma nova e promissora etapa em sua existência, tendo a oportunidade de tocar para grande músicos como: Yo Yo-Ma, Itzhak Perman, Lang Lang e Maestro Gustavo Dudamel , transformando-se no segmento educacional desta empresa e abrindo uma era de muitos e grandiosos desafios.

Em 2010, eles participaram do 8º Festival Del Sol nas cidades de La az e El Alto, na Bolívia. Em 2011, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel, abriram as comemorações dos 102 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizando um concerto em homenagem ao maestro José Antônio Abreu, fundador do El Sistema e da Orquestra Simón Bolívar. Neste mesmo ano, os músicos de Campos participaram de uma turnê pelos Estados Unidos, encerrada com uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Em 2013, fez uma turnê por Portugal, onde tocaram em várias cidades como: Palácio de Mateus (Vila Real/Porto - Portugal), Conservatório de Coimbra (Portugal), Conservatório Nacional de Música (Lisboa - Portugal), encerrando a turnê com um concerto no Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa - Portugal). Além de já ter acompanhado nomes como: Daniel Guedes, Wagner Tiso, Marcus Vianna, Jane Duboc, Margareth Menezes, Licio Bruno.

A orquestra tem na versatilidade sua principal característica, encantando plateias no Brasil e no mundo com muita energia e gana em suas performances.