Código de Ética e Valores

O filósofo alemão Immanuel Kant escreveu no século XVIII que “pensamentos sem conteúdo são vazios; instituições sem conceito são cegas...” Dentro do conceito do conteúdo do pensamento e da prática dele dentro das relações da empresa, o Grupo Dell’Arte pratica desde a sua fundação uma conduta ditada pelos preceitos que regulam a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Nada mais simples e ao mesmo tempo complexo, pois coloca as empresas e as relações criadas a partir da própria interação numa rígida posição de constante autocrítica.

Uma vez que a compliance é para todos os efeitos uma adequação aos códigos normativos do Estado e da sociedade, a verdadeira ética inicia onde terminam as regras, onde cada um pode colocar em jogo sua própria essência, identidade e seus valores. É o espaço onde a pessoa ou a organização se confronta com escolhas que vão além das receitas pré-constituídas e dos caminhos conhecidos. A ética é a pergunta e não a resposta; é um pensamento e não uma receita. A Ética que buscamos nos coloca de frente à situações onde a única resposta possível nasce do nosso sistema de valores, da própria capacidade de reflexão e compreensão individual e organizacional.

A cultura empresarial é um ato de perene construção conjunta de valores e princípios assumidos. É a partir do percurso da empresa e das reflexões geradas a partir deste que nasce um sempre renovado sentimento de confiança das pessoas na empresa. A confiança é o elemento fundamental do percurso da ética dentro da empresa. A construção de um Código de Ética só pode ter valor a partir do encontro entre a conduta normativa e a componente humana de cada um, dentro da empresa.

Partindo deste pressuposto, o que chamamos de Código de Ética e Valores do Grupo Dell’Arte reúne os princípios de que nos utilizamos na condução dos nossos negócios e na relação com os nossos diversos públicos: fornecedores, clientes, concorrentes, governo, comunidade e meio ambiente.

O nosso Código de Ética e Valores é aplicável aos colaboradores de todos os níveis, em todas as nossas operações, porém não deve se limitar ao Grupo Dell’Arte. Nosso desejo é que todos os stakeholders possam conhecê-lo e implementá-lo nas suas relações.

Pela complexidade das situações em que o Grupo Dell’Arte opera, é importante definir com clareza o conjunto de valores que o mesmo reconhece, aceita e partilha, além das responsabilidades assumidas interna e externamente.

O Grupo se propõe a conduzir suas ações nos parâmetros mais estritos da correção, equidade, integridade, lealdade e rigor profissional, pautando seu comportamento dentro dos códigos normativos do Estado e da Sociedade, e indo além da Ética em que se baseiam os seus valores.

Compromissos

  • Legalidade. O Grupo Dell’Arte reconhece como princípio fundamental o respeito às leis e aos regulamentos vigentes. Os destinatários do presente Código, no desenvolvimentos das suas funções e no exercício das respectivas atividades, devem respeitar as normas da ordem jurídica em que operam.
  • Integridade e imparcialidade. Os comportamentos do Grupo Dell’Arte são permeados de integridade moral, transparência, honestidade e boa-fé. Qualquer forma de discriminação que se baseie na orientação sexual, na raça, na origem nacional e social, na língua, na religião, nas opiniões políticas, na idade, no estado de saúde está expressamente banida do comportamento da empresa em todos os níveis.
  • Promoção da cultura. A empresa se empenha em promover, favorecer e incrementar a instrução, a formação, a atualização e a orientação daqueles que entendem dedicar-se, ou já se dedicam, à atividades culturais, artísticas e ao mundo do espetáculo e áreas relacionadas.
  • Confiança. O Grupo Dell’Arte acredita que seja possível estabelecer eficazes relações de trabalho, seja interna ou externamente, somente se, entre as partes, se estabelecer uma profunda confiança.
  • Expansão de ideias e informações. O Grupo estimula a expansão de informações, conhecimentos, experiências, seja das capacidades profissionais internas ao seu corpo ou externamente, quando apropriado.
  • Trabalho em grupo. A consciência de que o trabalho em grupo e a busca de objetivos comuns são geradores de valor é continuamente estimulada pela convicção de que o sucesso do próprio Grupo depende do trabalho desenvolvido em conjunto em todos os seus níveis, seja interna ou externamente.
  • Transparência e correção da informação. O Grupo Dell’Arte se inspira na transparência e na correção da informação na execução de todas as suas atividades a nível institucional, na administração dos recursos advindos das Leis de Incentivo à Cultura, na gestão dos seus próprios recursos financeiros e na consequente demonstração gerencial e contábil.
  • Responsabilidade para com a sociedade. O Grupo Dell’Arte assume as próprias responsabilidades junto à sociedade inspirando-se nos valores de solidariedade e diálogo com as partes interessadas. A tutela e a salvaguarda do ambiente e da saúde pública são uma constante preocupação da empresa. Consciente do seu papel de unidade de desenvolvimento social, o Grupo Dell’Arte desempenha suas atividades no sentido de promover o progresso social, econômico e ocupacional de acordo com os standards e o direito internacional em matéria de tutela de direitos fundamentais, não discriminação, tutela da infância, proibição de trabalho forçado, tutela de direitos sindicais, saúde e segurança no local de trabalho, horário de trabalho e retribuição.

Políticas

  • Política referente ao pessoal

» O Grupo Dell’Arte se empenha em promover um ambiente de trabalho sereno onde todos possam trabalhar de acordo com a legislação vigente, princípios de civilidade e ética.

» Toda a informação referente a seus colaboradores será reservada e protegida.

» O Grupo se empenha para que todos os seus colaboradores se comportem e sejam tratados com dignidade e respeito.

» Não se tolerará nenhuma forma de isolamento, abuso ou dano por qualquer tipo de discriminação, por motivos pessoais ou de trabalho para com algum colaborador ou entre colaboradores.

» Será severamente punido, mesmo com a resolução do contrato de trabalho, qualquer tipo de assédio sexual.

» O Grupo Dell’Arte é firmemente contrário a qualquer tipo de discriminação baseada na diversidade de raça, língua, cor da pele, fé e religião, opinião e afiliação política, nacionalidade, etnia, idade, sexo e orientação sexual, estado civil, invalidez e aspecto físico, condição econômico-social, e também à concessão de qualquer privilégio ligado aos mesmos motivos.

» O Grupo Dell’Arte é contrário a qualquer tipo de trabalho sem reconhecimento dos vínculos vigentes na legislação trabalhista. Toda relação de trabalho instaurada será regulada por contrato assinado imediatamente após o pacto inicial de engajamento. Todos os colaboradores serão devida e corretamente informados dos seus direitos, deveres e obrigações.

» O Grupo Dell’Arte mantém um programa de estímulo à cultura e desenvolvimento profissional entre os seus colaboradores, buscando desta forma aprimorar os seus conhecimentos.

» O Grupo Dell’Arte estimula os seus colaboradores na compra da casa própria, facilitando, de acordo com as suas possibilidades, todos os trâmites burocráticos necessários.

  • Política com a administração pública

» A relação do Grupo Dell’Arte com a administração pública poderá ser estabelecida somente pelo pessoal autorizado cuja função, dentro do Grupo, pressupõe tal contato.

» Esta relação se baseia na transparência, lealdade e correção.

  • Política com as autoridades judiciárias ou autoridades de vigilância

» O Grupo Dell’Arte respeita a lei e favorece, dentro do limite das próprias competências, a correta administração da justiça.

» O Grupo ressalta que condena qualquer comportamento que possa constituir ato de corrupção.

» O Grupo exige que todos os seus colaboradores prestem a máxima colaboração para os oficiais da administração pública ou de controle e vigilância, quando na tarefa de exercer controles dentro dos próprios escritórios.

  • Política com Partidos e Organizações Políticas

» O Grupo Dell’Arte não admite quaisquer doações a Partidos ou Organizações Políticas.

  • Relações com os meios de informação

» O Grupo Dell’Arte reconhece na informação um papel fundamental noprocesso de transferência e divulgação dos programas e acontecimentos. A relação do Grupo com os seus interlocutores se inspira no princípio da transparência, empenhando-se em informar todos os atores envolvidos direta ou indiretamente sobre as suas atividades.

» Todos os destinatários deste Código de Ética e Valores devem abster-se de difundir notícias falsas que podem levar ao engano a comunidade externa.