Nederlands Dans Theater 2

Play

Espetáculo Realizado

“O NDT 2 é um fenômeno distinto e espetacular!” – The Independent

O Nederlands Dans Theater 2 é uma das companhias de dança contemporânea mais requisitadas do mundo. Movida pelo talento e juventude de seus 18 integrantes, o NDT 2 traz ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte um programa vibrante.

O treinamento exaustivo de seus bailarinos, a criatividade de seu diretor artístico, o coreógrafo Paul Lightfoot, com a preciosa colaboração de Sol Léon, resultam num espetáculo cuidado nos detalhes mas que nem por isso perde em encanto e espontaneidade. A empatia com o público é imediata.

Programa
São Paulo e Belo Horizonte
I New Then
– coreografia: Johan Inger; música: Van Morrison
Sad Case – coreografia: Sol León & Paul Lightfoot; música: mambo mexicano
Cacti – coreografia: Alexander Ekman; música clássica

Rio de Janeiro
I New Then
– coreografia: Johan Inger; música: Van Morrison
Mutual Comfort – coreografia: Edward Clug; música: Milko Lazar
Midnight Raga – coreografia: Marco Goecke; música: Ravi Shankar
Sad Case – coreografia: Sol León & Paul Lightfoot; música: mambo mexicano

Em I New Then, um grupo de 4 moças e 5 rapazes, de personalidades rebeldes e distintas, vai ao delírio com a música de Van Morrison. Eles acabam por cair nos braços uns dos outros e buscam abrigo em uma floresta de aço.A peça respira humor e otimismo, indo do cômico ao teatral, do terreno ao orgânico.

Já em mutual comfort corpos pontuam a ação se distendendo e contraindo em chicotadas e solavancos tão acentuados que podem ser vistos como pontuações no compasso. O coreografo Edward Clug coloca em foco a experiência individual do bailarino, o que leva seu trabalho a enfatizar a vivência pessoal que brota do processo de criação iluminado pelas contradições humanas.

Sad Case traz a descoberta tardia de que a energia é tudo. Quando da criação da coreografia por Lightfoot e Sol Léon, ela estava grávida; as harmonias saltavam e as emoções mal se continham. E é exatamente esta harmonia do riso, loucura e trepidação do desconhecido que se aproximava, o cordão umbilical da obra.

Um ensandecido pelo ritmo, Alexander Ekman tem como uma de suas marcas registradas as paisagens sonoras contemporâneas. Cacti é sua primeira experiência de criação sobre um tema de música clássica. Em suas mãos os bailarinos tornam-se os instrumentos da orquestra. A peça é altamente dançante e o coreógrafo utiliza a arte de cada um deles, desafiando o público a refletir sobre a maneira pela qual a arte é percebida.

Em Midnight Raga o coreógrafo Marco Goecke combina um profundo blue da meia-noite com o seu Midnight Raga, que se baseia na música clássica indiana. O raga é uma estrutura melódica básica que frequentemente se associa emocionalmente a uma determinada hora do dia. O ponto de partida é a música de Ravi Shankar. Mas, apesar de sua paixão pela cultura indiana, Goecke não lança mão de melodias do país. Utiliza, ao invés disso, uma sintaxe nervosa de movimento, talhada sob medida para os dois bailarinos, que a absorvem em cada fibra de seus corpos.

As cinco peças que compõem o programa, são criativas e instigantes; um compromisso com a renovação da arte e com o hoje.

 

 

Duração : 120min com 2 intervalos

Galeria de Fotos