Henrique Cazes

Herdeiros de Jacob- SESI Cristal

Espetáculo Realizado

Henrique Cazes Trio
Integrado por Henrique Cazes no cavaquinho, João Camarero no violão de 7 cordas e Beto Cazes na percussão o trio vai abrir cada programa com repertório sobre o homenageado e depois acompanhará os bandolinistas convidados.

Henrique Cazes (Rio de Janeiro 1959)
Começou a tocar violão com seis anos de idade e gradativamente foi incorporando o cavaquinho, o bandolim, o violão tenor, o banjo, a viola caipira e a guitarra elétrica,  sempre como autodidata.
Estreou profissionalmente em 1976 e em 1980 passou a integrar a Camerata Carioca, onde trabalhou em contato direto o bandolinista Joel Nascimento e o maestro Radamés Gnattali.
Em 1988 Henrique iniciou sua carreira de solista de cavaquinho, com o lançamento do primeiro disco "Henrique Cazes" e do método "Escola Moderna do Cavaquinho", o mais utilizado livro didático do instrumento. Em 1998 publicou o livro "Choro, do Quintal ao Municipal", em que resume a história de 150 anos de Choro.
Desde 2013 é professor de cavaquinho dessa mesma escola, trabalhando na implantação do bacharelado em cavaquinho, único no mundo.

João Camarero (Ribeirão Preto, SP, 1990) violão de 7 cordas
Criado na cidade de Avaré, no mesmo estado, onde iniciou seus estudos na música aos oito anos e no violão, de forma sistemática (pois sempre tocou de forma autodidata) aos quinze. Estudou no Conservatório de Tatuí e na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, onde hoje atua como professor e monitor.
Vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2015 e do Concurso Novas – 3, apresentou-se em diversos países como Japão, França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e EUA.
A lista dos artistas com quem tocou e toca até hoje é extensa: Altamiro Carrilho, Leny Andrade, Yamandu Costa, Elton Medeiros, Cristina Buarque, Nailor Proveta, Mike Marshall e Joel Nascimento, dentre outros.
Como compositor, tem parcerias com grandes nomes da música popular brasileira, como Paulo César Pinheiro e Cristovão Bastos. Já participou da gravação de inúmeros discos, como músico, arranjador e/ou diretor musical. Integra o Conjunto Época de Ouro e o Regional Imperial.


Beto Cazes (Rio de Janeiro, 1955) percussão
Iniciou sua carreira no Conjunto Coisas Nossas em 1976 e quatro anos mais tarde passou a integrar a Camerata Carioca, ao lado de Joel Nascimento e sob a liderança musical de Radamés Gnattali. Com este grupo gravou os aclamados discos "Vivaldi e Pixinguinha" em 1980, e "Tocar" em1983 e realizou diversas turnês ao lado de Nara Leão e Elizeth Cardoso.
Em 1992, criou o grupo de percussão Baticum e apresentou-se no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, com o quarteto de sopros alemão Fun Horns. Em 2003, com Henrique Cazes e Fernando Moura lançou CD
"Eletro Pixinguinha XXI" que traz uma releitura de parte da obra de Pixinguinha, utilizando recursos eletrônicos e abundante percussão.

Duração : 60 Minutos

Galeria de Fotos