Duo Santoro

Concertos à Luz de Velas

Espetáculo Realizado

Considerado pelo jornal O Globo como "um dos maiores sucessos da música erudita brasileira", o Duo Santoro é, desde a sua estreia em 1990, o único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao

popular. São Mestres pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Uma das principais metas do Duo Santoro é a divulgação da música brasileira. Para isso, contam com a colaboração de vários compositores, que dedicaram algumas de suas principais obras ao Duo.
Nas comemorações de seus 20 anos, em 2010, se apresentaram em todo o Brasil e na República Dominicana, coroando o ano com um recital no Carnegie Hall de Nova York. Em 2013, lançaram seu primeiro CD, “Bem Brasileiro”, dedicado a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos, e, em 2017, lançaram o segundo CD, “Paisagens Cariocas”, dedicado à música brasileira erudita e popular, sendo eleito um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita” pela Revista Bravo de São Paulo. Em turnê pela Argentina, em 2018, gravaram o CD “Retratos de Brasil en Córdoba”, com a Orquesta Académica del Teatro del Libertador, interpretanto o concerto para dois violoncelos do compositor João Guilherme Ripper, dedicado ao Duo Santoro.