Concertos a Luz de Velas

Alma Ibero-Americana - Angélica de La Riva,

Espetáculo Realizado

Música, cultura, sensualidade e nostalgia são algumas das palavras que descrevem um país como Cuba.

No programa peças do fundador da Orquestra Sinfonica Nacional Gonzalo Roig, do prolífico compositor Ernesto Lecuona e Jorge Ankerman. Também no programa Xavier Montsalvatge, que embora catalão viveu em Cuba grande parte de sua vida.

“Este concerto é uma homenagem à música e cultura cubana por intermédio de seus compositores mais representativos. Cada peça do programa conta uma parte da historia desta mágica ilha” comenta o soprano cubano-brasileiro Angelica de la Riva. A peça Noche en La Habana tem a participação ao piano do premiado regente e pianista cubano, Orlando Alonso. Angelica de la Riva recebeu o Prêmio de Mérito Cultural Carlos Gomes 2014 por seu trabalho na divulgação da música clássica brasileira ao redor do mundo.

Aclamada pela critica após protagonizar a ópera Horas Vacias de Llorca, regida por E. Plasson, no Lincoln Center em NY, Angelica tem sido reconhecida pela imprensa internacional como uma das sopranos mais versáteis de sua geração com repertório que inclui desde teatro musical até compositores da renascença e do barroco como Dowland, Monteverdi e Handel, passando pelos clássicos e românticos Mozart, Puccini e Verdi. Angelica também é reconhecida por estreiar várias peças de compositores contemporâneos principalmente em Nova York.

Recentemente Angelica se apresentou na China sob a direção do Maestro Van de Velde acompanhada Orquestra Sinfônica de Shenzhen. Em 2010 teve seu debut no prestigioso Carnegie Hall de NY, onde desde de então se apresenta regularmente. Outras apresentações: L’Italiana in Algieri, de Rossini na direção do maestro Boudharam com a Orquestra Filarmônica de Praga em Paris e com a orquestra de St. Luke’s no seu Lincoln Center sendo a primeira soprano brasileira a se apresentar no Avery Fisher Hall.

O cubano Orlando Alonso é reconhecido pela crítica por sua maturidade e versatilidade, seu repertório abrange Bach, Mozart e Beethoven, românticos como Liszt e Brahms e obras de compositores contemporâneos. Venceu os concurso de piano Amadeo Roldan em Havana, Sant’ Agata li Battiati, na Italia e o Concurso Internacional Frinna Awerbuch em NY. Recebeu o Premio Harold Bauer, a mais alta honraria outorgada a graduados do prestigioso conservatório Manhattan School of Music. Tem-se apresentado com as maiores orquestras ao redor do mundo dentre essas a Orquestra Sinfônica de Kiev, Sinfônica Nacional de La Habana, Sinfônica de Santa Clara, Sinfônica de Key West, American Youth Symphony, Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Madrid, Astoria Symphony, Manhattan Chamber Orchestra, George Enescu Symphony Orchestra e Ossia Symphony Orchestra.