Festival de Inverno Online

Sobre o Festival

Navegue pelos próximos eventos ou faça o download do PDF com a programação do festival.

Em 2020 nosso Festival chega à maturidade e ressignifica o seu papel, sobretudo neste momento de isolamento social em que nos encontramos, para continuar proporcionando ao público a mesma qualidade artística dos seus 18 anos de trajetória.

Totalmente online, o Festival de Inverno Online presenteará não apenas os moradores da região serrana do Rio, mas todo o país! 5 dias com uma vibrante programação de música clássica, música popular e jazz, além de ações educacionais para a criançada e conteúdo didático para músicos em formação.

O projeto visa criar conexões e redes entre grupos artistas de diferentes instituições, criando um ambiente propício para a troca de experiências, além de explorar o papel essencial que a internet e suas conexões digitais possuem no mercado de cultura e economia criativa. 

Espetáculos realizados

Jazz

Realizado em 2020

Taryn Szpilman

Youtube Dellarte, Online

Mais informações

Jazz

Realizado em 2020

Marcelo Martins

Youtube Dellarte, Online

Mais informações

Música Popular

Realizado em 2020

Joyce Moreno

Youtube Dellarte, Online

Mais informações

Música Popular

Realizado em 2020

Pedro Miranda

Youtube Dellarte, Online

Mais informações

Música Clássica

Realizado em 2020

Daniel Guedes & Cristiano Vogas

Youtube Dellarte, Online

Mais informações

Música Clássica Música Popular

Realizado em 2020

Geisa Felipe & Luis Leite

Youtube Dellarte, Online

Mais informações

Música Clássica

Realizado em 2020

Cristina Braga, Ricardo e Antonia Medeiros

Youtube Dellarte, Online

Mais informações

Música Clássica Dança

Realizado em 2020

Dellarte Internacional

Russian String Orchestra | Boris Eifman Ballet | Interpreti Veneziani

Youtube Dellarte, Online

Mais informações

Dança

Realizado em 2020

Dellarte Internacional

China no festival de inverno online

Youtube Dellarte, Online

Mais informações

História do Festival

Os Festivais de Inverno da região serrana foram criados em 1998 em um projeto pioneiro do Instituto Dellarte no Estado do Rio de Janeiro. Reforçando nosso objetivo principal de interiorização da cultura, abrimos também, orgulhosamente, caminhos para que novos festivais fossem posteriormente criados.

Nestes 18 anos de história, grandes artistas, orquestras, balés e solistas nacionais e internacionais se apresentaram. Entre eles, Nelson Freire, Arthur Moreira Lima, Angélica De La Riva, a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Kataklò Athletic Dance Theatre (Itália), New Tide Orquestra (Suécia), Zezé Motta, Maria Gadú, Jair Rodrigues, Jorge Aragão, Zizi Possi e Lenine, entre uma infinidade de outros nomes, todos importantes para a construção dessa jornada.

No âmbito educacional, mobilizamos escolas das comunidades em parceria com as Secretarias de Educação das cidades em prol de ações especiais como “O Festival Vai à Praça”, onde revelamos inúmeros talentos locais. Ao longo desses anos, portanto, os festivais de inverno possibilitaram uma porta de entrada para artistas da nova geração, seja na música clássica, na dança ou nas artes cênicas.

Os Festivais de Inverno vêm dinamizando a vida artística e cultural dos municípios serranos, privilegiando os artistas locais em conjunto com os moradores e impulsionando a economia através da arte.

Patrocinadores e Realizadores

Enel
A Enel tem um forte compromisso socioambiental, que tem como objetivo a criação sustentável de valor a longo prazo. Por isso, investe em ações voltadas à economia circular, combinando o aprimoramento da cadeia produtiva, e a criação de novas oportunidades de negócio e de valor compartilhado.

Em todos os estados onde a empresa atua com distribuição de energia foram firmadas parcerias com grupos produtivos que utilizam como insumo materiais que saem da operação da companhia, como uniformes, fios, cabos, partes de madeira dos postes, entre outros.  Após serem transformados em novos produtos como bolsas, acessórios e até peças de design residencial, os materiais são vendidos por esses grupos, gerando trabalho e renda.
Saiba mais em https://www.enel.com.br/pt/Sustentabilidade

Governo do Estado Rio de Janeiro
Patrocina a realização desse projeto através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Saiba mais em http://cultura.rj.gov.br

State Grid Brazil Holding
Desde 2010 a State Grid Brazil Holding atua no Brasil no setor de transmissão de energia elétrica e já investiu mais de R$ 28 bilhões no país. A empresa que detém 23 concessionárias (sendo cinco concessões por meio de consórcios com participação de 51% em cada) utiliza tecnologia de ponta e é comprometida com o alto padrão ambiental e com a segurança no fornecimento de energia.

Uma das missões da SGBH é promover a cultura e o bem-estar da sociedade através de projetos sócios-culturais. Entre os projetos que apoia continuamente, estão a Orquestra Maré do Amanhã, Hospital do Amor, Hospital Pequeno Príncipe, além de proporcionar programas que integram as culturas chinesa e brasileira.
Saiba mais em: https://www.stategrid.com.br/pagina-inicial/cultura

OMNI Laboratório Criativo
Uma casa para criadores de conteúdo digital multiplataforma, que atua em parceria criativa desde a concepção até a produção, estratégia e distribuição do conteúdo nas redes sociais. Atua também no desenvolvimento do plano de negócios, no posicionamento estratégico e comercial de seus criadores parceiros.
Saiba mais em https://www.instagram.com/omnicriativo