Festival de Inverno de Petrópolis

Sobre o Festival

Instituto Dell’Arte realiza o 18º Festival de Inverno de Petrópolis

Concertos, ópera, ballet, música popular, shows, oficinas e teatro estarão entre as atrações que vâo tomar conta da cidade durante 10 dias de programação intensa e gratuita.

 O evento, que acontecerá de 6 a 15 de julho é reconhecido como um dos festivais de música mais importantes do Brasil. Para o cenário, foram escolhidos espaços considerados patrimônios históricos e artísticos localizados no Centro Histórico de Petrópolis, como a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, o Theatro D. Pedro e Praça da Liberdade . Com 10 dias de festa e mais de 30 atrações, o Festival atrai milhares de moradores e turistas que poderão apreciar espetáculos da mais alta qualidade e de diferentes gêneros artísticos.

 

Espetáculos realizados

Música Clássica

Realizado em 2018

Concerto de Encerramento

Palácio de Cristal, Petrópolis

Mais informações

Música Popular

Realizado em 2018

Hamilton de Holanda

Herdeiros de Jacob- SESI Cristal - SESI Cristal

Palácio de Cristal, Petrópolis

Mais informações

Música Clássica

Realizado em 2018

Códex Sanctíssima

Concertos a Luz de Velas

Theatro D. Pedro, Petrópolis

Mais informações

Música Clássica

Realizado em 2018

Duo Santoro

Concertos à Luz de Velas

Cineteatro do Museu Imperial, Petrópolis

Mais informações

Literatura e Poesia

Realizado em 2018

Declamações Comentadas na Casa Stefan Zweig

Casa Stefan Zweig, Petrópolis

Mais informações

Infantil

Realizado em 2018

Oficina Infantil de Pintura

Flamulas

Palácio de Cristal, Petrópolis

Mais informações

Música Popular

Realizado em 2018

Joãozinho do Cavaco & Família

Musica na Serra

Cuba Pub, Petrópolis

Mais informações

Música Popular

Realizado em 2018

Joel do Nascimento

Herdeiros de Jacob- SESI Cristal

Palácio de Cristal, Petrópolis

Mais informações

Música Popular

Realizado em 2018

Raízes Indígenas

Coral Cênico Cesgranrio

Theatro D. Pedro, Petrópolis

Mais informações

Gratuidade em todos os eventos

O Festival de Inverno de Petrópolis   nesta 18ª edição,oferecerá ao público todos os espetáculos de forma gratuita em diversos palcos do centro histórico da cidade,entre eles: O Theatro D. Pedro, Museu Imperial, Palácio de Cristal e a Praça da Liberdade, em todos os eventos não será cobrada a entrada, mas haverá o apelo para o engajamento na campanha da solidariedade deste ano, participando através da doação de 1 kilo de alimento.

Retirada de ingressos:
Theatro D. Pedro: 2 horas de antecedência
Demais Espaços: Ordem de chegada

CAMPANHA DA SOLIDARIEDADE

Ao público participante é solicitada a doação de um alimento não perecível para a “Campanha da Solidariedade”. Criadora do FIPET,Myrian Dauelsberg, presidente da Dell’Arte Soluções Artísticas espera que mais uma vez a mobilização supere as expectativas.“As doações crescem a cada ano. O nosso público é sempre muito prestimoso e abraça com empenho a proposta doando os alimentos para que sejam distribuídos a pessoas carentes, através de instituições filantrópicas”.

A carioca Maria Elisa quando optou por morar em Petrópolis tinha o propósito de desenvolver um trabalho social e foi assim que se envolveu com o projeto de Grão e Grão, criado há 10 anos em Nogueira. Ele tem como objetivo capacitar jovens e adultos dos distritos de Petrópolis, oferecendo cursos gratuitos, entre eles: artesanato, informática básica, inglês, espanhol, voleibol, e futebol. Contando com a participação de cerca de 100 voluntários, o projeto também é responsável mensalmente pela produção e doação de dez mil fraldas descartáveis, e confecção e doação de enxovais de bebês. De Grão em Grão é um projeto do CePAS (Centro de Pastoral e Ação Social), mantido pela Paróquia Santo Antônio e Santo Agostinho. Por conta do trabalho desenvolvido, Maria Elisa foi escolhida “Personalidade Petropolitana”, em 2011, e uma das “Mulheres de Ouro”, em 2016.

“Sinto-me feliz e honrada com o convite para ser madrinha do Festival de Inverno de Petrópolis, evento que admiro e sempre aproveito como espectadora, e esse ano participo ajudando na captação e distribuição de alimentos que serão entregues a instituições carentes. Peço ao público que não deixe de levar um alimento não perecível para doar na entrada de cada espetáculo, que são todos gratuitos, e aproveitar esse festival maravilhoso que está imperdível”, afirmou Maria Elisa.

As doações da “Campanha da Solidariedade” serão encaminhadas às seguintes instituições: GAAPE - Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis, APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Petrópolis, Casa de Benefício Alcides de Castro, Associação Oficina de Jesus, Amigos Assistenciais, Fraternidade Cósmica Universal, Associação Pestalozzi de Petrópolis, Instituto Yolanda Duarte, Lar São João de Deus, Projeto Sal da Terra, Lar da Criança Nossa Senhora das Graças, Pastoral Solidária de São Pedro de Alcântara, Projeto Aquarela do Educandário Terra Santa, SOS Vida, e Casa da Criança – Alto da Serra.