Yo-Yo Ma

Projeto Bach: Integral das Suítes para Violoncelo
Play

Violoncelista mais conhecido da atualidade, Yo-Yo Ma tem se especializado, ao longo de sua carreira, em romper as fronteiras da música clássica, com aclamadas incursões no domínio popular. Filho de pais chineses, é cidadão dos Estados Unidos nascido na França, o que já prenuncia uma vivência cultural multifacetada, com a abordagem dos mais variados gêneros, sob as mais diversas influências. Ma compartilha frequentemente o palco com grandes nomes do showbusiness em concertos memoráveis.

Nos últimos anos, o violoncelista vem se dedicando a burilar sempre mais a compreensão do infindável universo da música de J.S. Bach. Foi dessa busca que nasceu o “Bach Project”, em cujo bojo vem apresentando, em todo o mundo, algumas das peças mais difíceis escritas para o seu instrumento: as Suítes para violoncelo, que toca desde a infância. Ele tinha apenas quatro anos quando o pai ensinou-lhe a primeira suíte, compasso a compasso. Sua interpretação da obra evoluiu de tal maneira ao longo dos anos, que ele a gravou três vezes, a última delas há dois anos.

Em seu recital executará as Seis Suítes para violoncelo do grande gênio do Barroco. “A música de Bach nos toca — diz Ma —, nos reconecta à humanidade.” Ao comentar a execução das Suítes por Yo-Yo Ma em dezembro último, no Hollywood Bowl, o crítico do New Yorker, Alex Ross, escreveu: “A experiência musical mais encantadora deste ano [...] foi como se a música tivesse acalmado o mundo”.