Lucerne Symphony Orchestra

James Gaffigan / Steven Isserlis
Play

James Gaffigan, regente
Steven Isserlis, violoncelo

Programa

Robert Schumann Abertura Manfredo, op. 115
Robert Schumann Concerto para violoncelo e orquestra em Lá menor, op. 129
Johannes Brahms Sinfonia Nº 4 em Mi menor, op. 98

Fundada em 1806, a Orquestra Sinfônica de Lucerna é uma das mais antigas da Suíça sendo considerado como um dos principais conjuntos sinfônicos do mundo. Exibindo grande dinamismo desenvolveu a maestria de alavancar a criatividade dentro da tradição. Frequentemente seleciona compositores específicos, que dão origem a ciclos criativos de suas obras, permitindo que o público aprofunde a apreciação da música. Seu perfil internacional se reflete em uma discografia substancial e variada. Além disso, a orquestra aproveita todas as oportunidades para valorizar as raridades do repertório, ampliando os horizontes de seu público ávido e enfatizando a música contemporânea.

Nomeado em 2011, seu diretor musical, James Gaffigan, estrela em ascensão no cenário musical. Mantém a política tradicional da orquestra, de ter em seu pódio, como convidados, maestros como Neeme Järvi, Sir Neville Marriner, Leonard Slatkin e Vasily Petrenko encarregados de ciclos específicos de concertos.

O violoncelista inglês Steven Isserlis, dos mais notáveis da atualidade, se distingue pela diversidade do repertório, domínio do fraseado e pela sonoridade peculiar que extrai do seu instrumento.